-
Arquitetos: ValdesHagemann
- Área: 280 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Roland Halbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Canela está localizada em Agua Dulce, setor costeiro de Huentelauquén, no município de Canela, região de Coquimbo.
A casa está localizada em um terreno acidentado de cerca de 5m, formado por estratos expostos à lateral de um desfiladeiro que historicamente teve presença humana que data de A.C.
Originalmente, uma construção de parede de pedra com telhado de colmo localizava-se no mesmo local que servia de ponto de encontro ao ar livre, o que confirmava a condição privilegiada do local tanto pelas vistas como pela localização.
A intenção principal é deixar a menor pegada possível nesta paisagem com o projeto.
Definimos a casa a um nível, muito perto do solo, sem interromper a relação entre o interior e o exterior. Em seguida, definimos um telhado como um plano mínimo, apoiado em uma parede de pedra de 50cm de espessura e 2,60m de altura. Este muro foi construído antes da casa, como uma fronteira entre o Leste e o Oeste no terreno. Esta parede define os pátios e os interiores da casa, como apoio aos espaços voltados para o mar e a ribeira.
O projeto é definido como uma linha horizontal que mede o horizonte. A leste, a fachada principal hermética pela qual se entra, e a oeste, totalmente aberta e transparente com os recintos abertos para o mar do Pacífico.
A cobertura e os restantes apoios da casa são em metal para proporcionar iluminação e elementos estruturais mais leves.
A intervenção se completa com um paisagismo com espécies endêmicas adaptadas à área de baixa demanda hídrica.